Logística de energias renováveis

OBTENHA SOLUÇÕES LOGÍSTICAS DE ENERGIA RENOVÁVEIS
Obtenha soluções para os seus Transportes e Logística de Energias Renováveis, junto da equipa TIBA e seus especialistas e técnicos aduaneiros.

Get quote

Especialistas em Logística e Transporte de Energias Renováveis

As mercadorias no âmbito das energias renováveis, é na maior parte dos casos, de grandes dimensões, requerem equipamentos e transportes rspeciais e na sua grande maioria, são negócios fechados em DAP (Delivery At Place) ficando apenas a cargo do importador os tramites alfandegários e impostos de importação.

Sendo mais de 90% destes transportes e projectos em condições DAP, requerendo um serviço Porta a Porta, a TIBA controla e gere todos os passos do transporte desde o momento da sua carga nas instalações do fornecedor, até às instalações do importador, muitas vezes incluindo meios próprios de descarga e/ou desconsolidação.

Contamos com uma equipa especializada e dedicada exclusivamente no transporte e tratamento especial deste tipo de projectos industriais, mercadorias com extra-peso ou dimensões OOG (Out Of Gauge).

Somos operadores logísticos especializados em energias renováveis e transportamos todos os equipamentos necessários para a criação ou fornecimento de materiais destinados ás suas instalações de energias renováveis

A quem se dirigem as nossas soluções Logísticas de Energias Renováveis

Geralmente, a dimensão e o valor do projecto, são factores decisivos para a viabilidade do negócio, sendo o estudo de soluções de transporte e logística, bem como o melhor preço, determinantes para o mesmo.

Renewable energies logisitcs

EPC: engenheiros responsáveis por determinado projecto e a cargo da sua planificação, desenho técnico e fornecimento de equipamentos.

Renewable energies logisitcs

Fornecedores e Fabricantes de componentes.

Renewable energies logisitcs

Técnicos e Promotores de negócio.

Soluções Logística para Energias Renováveis

Cargas de Projecto

Transporte Marítimo

Pela grande quantidade de cargas, como as cargas convencionais ou a granel (ex. pedra, areia, vigas de ferro, etc.), pelo volume e grandes dimensões e pesos (ex. maquinaria, viaturas, flanges para Eólicas, etc.), ou pelas distâncias a cobrir, muitas vezes intercontinentais, esta é a principal via e /ou opção de transporte.

Transporte Aéreo

l

Pela urgência na reposição de equipamentos ou matérias-primas, este meio de transporte é a forma mais rápida para cobrir estas mesmas distâncias entre fornecedor e recebedor.

Consolidação e Manipulações

Para casos onde existam fornecedores diferentes, ou vários recebedores para um mesmo lote de carga, ou casos onde é necessária uma peação ou embalagem especial, a consolidação de cargas em armazém é a melhor opção logística a considerar, evitando riscos e demoras no processo de carga e /ou descarga.

Despachantes aduaneiros

Despachos Aduanas Vietnam

A TIBA analisa previamente a documentação de cada embarque ou projecto, bem como aconselha ou esclarece para possíveis benefícios fiscais a favor dos seus clientes.

Alguns dos nossos projectos realizados com sucesso

Renewable energies logisitcs
  • Transporte de Turbina Eólica Nacelle desde o Japão a Navarra
    Descubra como ultrapassámos a complexidade num bem sucedido transporte de uma turbina eólica Nacelle em comboio do tamanho de um campo de futebol.
  • Projecto para 2 parques fotovoltaicos no Chile (16 MW e 90 MW)
    A cargo de uma empresa Internacional Italiana, fabricantes de Inversores, transformadores e string boxes, realizámos um transporte porta a porta desde Itália à obra no Chile, onde movimentámos mais de 400 teus, tanto SOC como COC desde junho 2015 a março 2016 através dos portos de Antofagasta e Angamos até ao Município de Maria Elena, província de Tocopilla na região norte de Antofagasta e transporte por terra até Copiapó na região de Atacama, Chile.
  • Parque Fotovoltaico no Chile (62 MW)
    Contactados pelos engenheiros de origem grega para um transporte porta a porta de transformadores desde a Turquia, cabos desde Itália e maquinaria desde Espanha, num total de aproximadamente 150 teus, entre equipamento especial (Open Top OOG), contentores dry e carga RORO até ao município de Sierra Gorda.
  • Renewable energies logisitcs
    Parque Fotovoltaico no México (580 MW)
    Projecto para equipa técnica e engenheiros espanhóis com quem rpalizámos serviço complecto porta a porta incluindo procedimentos aduaneiros na origem e no destino num total de 800 teus para o que será o maior Parque de energia solar da América-Latina.

Industria de Energias Renováveis

Com esses 10 GW nos referimos a projetos de 10MW em média, havendo outro grande número difícil de quantificar de pequenos projetos a partir de 2-3MW.

Há 1 ano a Argentina aprovou a Lei 27.191 que estabelece uma contribuição das energias renováveis até 8% do consumo de energia elétrica nacional até 31 de Dezembro de 2017, aumentando até 20% até 31 de Dezembro de 2015.

Por outro lado, todo o consumidor que supere os 300KW estará obrigado a gerar 8% do seu próprio consumo através de energias renováveis, o que significa no sector industrial a construção de 2.6 GW em pequenos projetos. A Argentina fez 2 concursos em 2016 para um total de 2GW que deverão de estar construídos e operacionais entre finais de 2017 e 2018.

Também o México tem previsões de crescimento neste sector. Os seus valores atuais dizem que somente 1% da sua energia é renovável mas os seus planos de crescimento são de chegar a 20% em 2018 e a 35% em 2024.

Na Colômbia são atualmente poucos e pequenos os parques que existem em construção mas será um dos próximos potenciais países.

Como se pode ver no mapa de energias renováveis acima, os principais países fornecedores de materiais e os maiores países construtores de instalações de energias renováveis, encontram-se, na maioria dos casos, em continentes diferentes.

Entre os maiores produtores de materiais encontram-se principalmente a China, Alemanha, E.U.A. e Espanha, além de outros países da U.E. como por exemplo, França ou Itália. 28% da energia consumida em Portugal é produzida através de fontes renováveis, o que corresponde a uma das percentagens mais elevadas entre os membros da União Europeia. A Península Ibérica é uma grande Fonte de energias renováveis e de energia eólica, não apenas para a região, mas para toda a Europa.

Nos países pioneiros no desenvolvimento de parques solares e eólicos, o Chile encabeçou o boom das energias renováveis na América Latina e continua a apostar nas mesmas com uma importante previsão de grandes e pequenos projetos até 2019.

A TIBA apresenta-se como um eficiente operador logístico nas energias renováveis. Contamos com escritórios em 4 continentes com as nossas delegações da Betalink nos U.S.A. e China e da TIBA em Espanha, México, Argentina, Chile, Panamá, Guatemala, El Salvador, Portugal, Moçambique e Angola entre outros e uma extensa rede de agentes, o que permite oferecer um tratamento e seguimento especializado pelo nosso staff, desde a origem ao destino.

Tipos de energias renováveis

As energias renováveis, são aquelas cujas fontes de energia se apresentam na natureza de modo continuo e praticamente inesgotável. São energias que têm a capacidade de se regenerarem continuamente desde que a sua exploração não seja desproporcionada e disponham de tempo para fazê-lo, por isso se diz que são “praticamente inesgotáveis”.

  • Energia solar

    Obtida pela radiação solar sobre a terra. O calor e a luz do sol, captados através de células fotovoltaicas, helióstatos ou coletores térmicos, convertem-se em energia elétrica ou térmica.

    Os principais elementos que formam os parques solares são:

    • Modulo fotovoltaico ou painel solar/térmico.
    • Cabelagem.
    • Inversores.
    • Baterias.
    • Reguladores de carga.
  • Energia eólica

    Obtém-se pelo vento (correntes de ar). A energia cinética que é gerada por estas correntes é captada e transformada noutros tipos de energia, em particular a eletricidade.

    Os parques eólicos são formados por aerogeradores (torres eólicas), que transformam as energia cinética em energia elétrica. Os principais componentes dos aerogeradores são as torres e as lâminas. Estes elementos desmontados, requerem um transporte especial que a nossa divisão de Carga e Projetos pode oferecer.

    Também existem outros elementos mecânicos e elétricos necessários para o correto funcionamento dos parques eólicos, tais como:

    • Multiplicador.
    • Gerador.
    • Quadros elétricos/controlo.
    • Anemómetros.
  • Energia hidráulica

    As centrais hidroelétricas podem aproveitar os desníveis geológicos naturais ou criá-los artificialmente com barragens para provocar energia cinética. Em ambos os casos os elementos básicos para transformar esta energia são:

    • Turbina hidroelétrica.
    • Gerador.
  • Energia geotérmica

    Obtém-se pelo calor interno da terra. Este calor, utiliza-se para aquecer uma sustância, principalmente a água, que faz girar uma turbina. Neste tipo de energia renovável, os principais componentes para a criação de centrais geotérmicas , entre outros, são:

    • Depósitos.
    • Turbinas.
    • Geradores.
    • Condensadores.
  • Bioenergia

    Obtida pela matéria orgânica e industrial. O aproveitamento da energia é:

    • Direto, através da combustão, mediante caldeiras de combustão.
    • Por transformação de outras substâncias (combustível ou alimentos).

    As suas instalações podem ser de dimensão:

    • Pequena: uso domestico, tipo chaminé.
    • Média: depósitos/transformadores de resíduos de gado.
    • Grandes: centrais térmicas que queimam resíduos agrícolas ou florestais para gerar eletricidade ou fornecer aquecimento.

Se está interessado nas nossas soluções de Logistica de Energias Renováveis, se procura aconselhamento técnico e um parceiro confiável e com anos de experiencia no assunto, de forma a levar a cabo qualquer projecto de Importação ou Exportação, contacte connosco, temos uma Equipa TIBA ao seu dispor.

varmainmenu=MAIN PT-PT